SEO vs. PPC : Qual você deve usar?

Você está lutando para decidir se deve investir em SEO ou PPC ? Você está no lugar certo.

Três anos atrás, um dos participantes do Ahrefs estava trabalhando em uma nova startup.

Com apenas um pequeno orçamento de marketing, ele teve que escolher: SEO ou PPC ?

Sem experiência real de marketing e interessado na criação de conteúdo, ele decidiu pelo SEO e implementou estratégias nos blogs. Com isso, finalmente consegui classificar o site por algumas palavras-chave relacionadas ao produto, abaixo vamos mostrar como isso aconteceu.

Gráfico de classificação palavras chave
Fonte: Ahrefs

Teria sido melhor usar o PPC desde o início? 

Neste post, compararemos os prós e os contras do SEO e do PPC, explicaremos como você pode decidir o que é melhor para o seu negócio.

Mas primeiro, vamos cobrir o básico.

SEO

Otimização de mecanismo de busca(SEO) é o processo de otimizar seu site e páginas da Web para classificar nos resultados orgânicos em mecanismos de busca como Google e Bing .

A parte desafiadora do SEO é que você não pode pagar para aparecer aqui. Os mecanismos de pesquisa têm algoritmos que calculam a qualidade e a relevância da sua página e o classificam de acordo.

Como tal, uma grande parte do SEO é descobrir o que os mecanismos de pesquisa consideram importante e, em seguida, otimizar seu site e páginas da Web de acordo.

Prós

Vejamos as vantagens do SEO :

1. O tráfego orgânico mantém o poder

Desde que você consiga uma classificação alta no Google para as palavras-chave desejadas, poderá gerar tráfego de pesquisa consistente no seu site.

É assim que você se parece com o SEO :

Fonte: Ahrefs

Toda a nossa equipe de marketing poderia fazer uma pequena pausa e o tráfego continuaria a fluir.

Compare isso com outros canais de marketing.

O marketing pago é como uma torneira. Ligue a torneira e o tráfego fluirá. Mas assim que a torneira estiver fechada (ou seja, você ficar sem dinheiro), seu tráfego secará.

Da mesma forma para as mídias sociais. No mundo de hoje, as mídias sociais são um jogo pago. Recuse-se a pagar e seu envolvimento provavelmente cairá.

É por isso que muitos profissionais de marketing consideram o SEO um dos melhores canais para resultados escalonáveis ​​e de longo prazo.

2. O SEO geralmente é mais barato a longo prazo

O blog Ahrefs ocupa mais de 120.000 palavras-chave e recebe mais de 240.000 visitantes de pesquisa por mês.

Se comprássemos esse tráfego através do PPC , isso custaria para eles uma faixa de US $ 733.000 por mês (ou US $ 8,8 milhões por ano).

tráfego orgânico e pago Ahrefs
Fonte: Ahrefs

Contras

Aqui estão algumas desvantagens do SEO .

1. SEO leva tempo

Em 2017, O ahrefs realizou um estudo para descobrir quanto tempo leva para ser classificado no Google. Foi Selecionado aleatoriamente dois milhões de páginas e rastreamos as posições de todas as palavras-chave para as quais classificaram.

Acontece que: apenas 5,7% das páginas estão no top 10 de pelo menos uma palavra-chave dentro de um ano após a publicação.

Mesmo a maioria dos 5,7% “sortudos” leva cerca de 2 a 6 meses para ficar entre os 10 primeiros.

Como você pode ver, o SEO leva tempo.

Se você tiver apenas uma janela curta para causar impacto, o SEO pode não ser a estratégia certa para você.

2. SEO requer conteúdo exclusivo e autoritário

Imagine que você está tentando preparar um delicioso prato de confit de pato. Com quem você prefere aprender, Marco Pierre White ou eu?

A resposta é óbvia. Com Marco, você criará o prato perfeito. Comigo, você queimará o pato.

As pessoas são as mesmas online. Quando se trata de consumir, compartilhar e vincular o conteúdo, as pessoas preferem aprender com especialistas no assunto .

Portanto, para se sair bem na pesquisa, você provavelmente precisará de conhecimento.

Se você é especialista em domínio, ótimo! Crie você mesmo o conteúdo. Caso contrário, contrate alguém para criá-lo para você. Você pode até entrevistar autoridades, como Malcolm Gladwell faz por seus livros.

O problema é que essas soluções podem ser muito caras e demoradas para empresas de pequeno e médio porte com recursos limitados.

PPC

O Pay-per-click(PPC) é um modelo de publicidade em que você paga pelos cliques no seu site. É normalmente associado a publicidade em mecanismos de pesquisa como o Google Ads.

Melhores cafeteiras
fonte: google

Hoje, a maioria das redes de mídia social como Facebook, Twitter e Quora também adotou o PPC como seu principal modelo de negócios.

Prós

Quais são algumas vantagens do PPC ?

1. PPC é rápido

Para que o SEO funcione, você pode precisar esperar dias, semanas ou até meses. Para PPC , é muito mais rápido.

Você pode acessar qualquer plataforma de anúncios e iniciar uma campanha imediatamente.

2. O PPC permite segmentação granular

Com o PPC , você pode brincar com diferentes tipos de dados (dados demográficos, geográficos etc.)

Dessa forma, você pode controlar e pagar apenas pelas pessoas que deseja no seu site.

3. PPC permite experimentação rápida

A natureza do PPC é o feedback rápido. Você pode configurar uma campanha, executar testes A / B e monitorar os resultados para descobrir o que funciona e o que não funciona.

Comparativamente, o SEO é mais lento e, portanto, pode ser difícil atribuir sucesso ou fracasso a qualquer mudança ou tática individual.

Contras

PPC não é tudo sol e rosas. Existem algumas desvantagens.

1. O PPC pode ficar proibitivamente caro

Se você estiver em um setor competitivo como o seguro, o PPC pode ficar caro rapidamente.

Por exemplo, dependendo a palavra que você escolher você pode pagar até R$ 10 por clique, em média.

O DropBox experimentou isso em primeira mão em 2009. Após experimentar o Google Ads, eles rapidamente descobriram que estavam obtendo um custo por aquisição ( CPA ) de US $ 233 a US $ 388 . A pior parte: o produto deles era apenas US $ 99.

Eles estavam perdendo dinheiro com o Google Ads.

2. O PPC pode perder eficácia

Embora o PPC seja fácil de dimensionar, os efeitos de escala podem funcionar contra ele.

Como Andrew Chen coloca:

“ Quanto mais suas campanhas são exibidas, menos eficazes elas se tornam – as pessoas começam a ver seus anúncios com muita frequência. As mensagens ficam obsoletas e os efeitos da novidade são reais. ”

A cegueira de anúncios é real. Você precisará criar constantemente novas cópias, imagens e atualizar seus anúncios existentes para fazê-los funcionar a longo prazo.

3. Você precisará de dinheiro para ganhar dinheiro

Com o PPC, você precisará de dinheiro para iniciar uma campanha. Também é provável que você perca dinheiro nos primeiros meses, ao descobrir como otimizar suas campanhas.

Você precisa ser realista sobre quanto tempo leva para otimizar uma campanha de PPC.

Se você é uma nova startup com um orçamento de marketing de R$0, pode ser caro começar a exibir anúncios lucrativos.

SEO vs PPC : Qual é o melhor para o meu negócio?

A verdadeira resposta: depende.

Nenhuma é melhor ou pior que a outra. Ambos são fontes legítimas de tráfego.

Dito isto, há algumas situações em que um canal pode fazer mais sentido.

Aqui estão alguns:

1. Você tem um produto inovador

Para obter tráfego orgânico, você precisa segmentar tópicos que as pessoas já estão pesquisando. Mas se você estiver construindo uma empresa disruptiva com um produto inovador, é provável que ninguém o esteja procurando.

Lembre-se da famosa frase de Henry Ford: “Se eu tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam, elas teriam dito cavalos mais rápidos”. Se o Google existisse naquela época, as pessoas procurariam “como posso fazer meu cavalo correr mais rápido”, em vez de “carro”.

Ninguém teria procurado por “carona” antes da Uber ser formada em 2009.

carona google trends

Nesse cenário, pode ser melhor você aproveitar o PPC da mídia social para aumentar a conscientização sobre seu produto ou serviço.

2. Você está se preparando para um lançamento / tem uma oferta única

Você está se preparando para o lançamento ou promovendo um evento único? SEO pode não ser a estratégia certa.

SEO levará tempo. Seu evento pode terminar antes mesmo de você começar a classificação.

Nesse caso, você pode considerar o uso de PPC ou outros canais como marketing de influenciadores .

3. Você está tentando promover conteúdo comercial

De um modo geral, as pessoas não desejam vincular a conteúdo comercial, como páginas de destino.

Para classificar um na pesquisa orgânica, você deve considerar o uso de estratégias como o Método Middleman. Aqui está uma animação de como funciona:

Fonte: Ahrefs

Se você precisar de resultados rapidamente, considere usar o PPC, pois você pode direcionar o tráfego diretamente para uma página de destino.

4. Você está construindo um site com a intenção de vender

De acordo com EmpireFlippers, esta é a fórmula de como um site é avaliado:

Se você deseja vender seu site, deve “manipular” o múltiplo a seu favor.

Como? Usando SEO .

Os compradores adoram SEO porque você não precisa monitorar a campanha ativamente. Depois de classificar no Google as palavras-chave desejadas, geralmente é preciso menos trabalho para gerenciar em comparação com o PPC .

Uma razão para isso é o ciclo vicioso de SEO .

Ciclo de vida SEO
Fonte: Ahrefs

Classificar em primeiro lugar significa que mais e mais pessoas se conectam a você naturalmente ao longo do tempo. E como os links se correlacionam com as classificações, elas permanecem em ordem.

referencias de dominio vesus busca organica
Fonte: ahrefs

Com o PPC, estão presentes efeitos de cegueira e escala. Você precisa gerenciar e atualizar constantemente suas campanhas para que não quebrem ou fiquem obsoletas. Além disso, se os anúncios pararem de funcionar, a empresa poderá morrer durante a noite.

Não é um bom sinal para os compradores.

Assim, se você gosta de negócios invertidos de sites, pode ser melhor você se concentrar em SEO .

Não se vê em nenhum desses cenários? Em seguida, faça experimentos para descobrir qual é o melhor para o seu negócio.

Para isso, eu recomendo usar o Bullseye Framework. Criado por Justin Mares (fundador, Kettle and Fire) e Gabriel Weinberg (CEO e fundador, Duckduckgo), esse é um framework simples que pode ajudá-lo a encontrar um canal de tração.

Aqui está o processo de três etapas:

  1. Pense em possíveis canais de tração. Quem é seu cliente-alvo e onde você pode encontrá-los? Por exemplo, se você estiver vendendo jóias online, os Anúncios do Pinterest podem ser um canal viável.
  2. Construa pequenos testes baratos para determinar se a ideia é boa. Antes de investir uma parte significativa do seu orçamento em um canal de marketing, verifique se ele fornece ROI para você. Por exemplo, você pode querer executar uma pequena campanha de PPC no Pinterest para testar se ela realmente gera vendas.
  3. Dobre o melhor canal. Enquanto você executa testes de tração simultâneos, um desses canais surge como um “vencedor”(ou seja, oferece o melhor ROI .) Esse é o canal em que você deve investir.

Se você quiser saber mais sobre o Bullseye Framework, leia este guia ou o livro Traction.

SEO e PPC: usando-os em conjunto

As melhores empresas usam SEO e PPC porque se complementam. Afinal, se os dois canais são lucrativos, por que você não gostaria de fazer os dois?

É exatamente isso que fazem no Ahrefs.

SEO é o segundo maior que trás mais usuários (depois do boca a boca). Mas também não deixam de lado o lado pago. Ambos os canais funcionam, por isso aproveitam os dois para maximizar sua eficácia.

1. Use os anúncios do Facebook para aumentar a conscientização

Cada postagem que o ahrefs publica leva de 10 a 20 horas para ser escrita em média. Não querendo que esse trabalho fosse desperdiçado, publicam anúncios no Facebook para colocá-lo na frente do maior número possível de pessoas interessadas.

A exibição de anúncios PPC também parece ajudar a adquirir backlinks, mesmo que esse não seja nosso objetivo principal.

Isso faz sentido. Afinal, ninguém pode criar um link para o conteúdo, a menos que ele saiba que ele existe. Anúncios PPC ajudam nisso.

2. Procure as palavras-chave em que seus concorrentes estão oferecendo

Imagine se você pudesse ver as palavras-chave em que seus concorrentes estão oferecendo no Google Ads? Dessa forma, você pode encontrar palavras-chave potencialmente lucrativas e buscá-las via PPC ou SEO.

Felizmente, você pode. Basta colar um domínio concorrente no Site Explorer e acessar o relatório ” Palavras- chave PPC “.

PPC Keywords ahrefs
Fonte: Ahrefs

NOTA. Use o filtro “Excluir” para remover as palavras-chave da marca.

Aqui, você verá as palavras-chave em que seus concorrentes estão oferecendo, as páginas de destino para as quais eles estão enviando tráfego e a cópia do anúncio que estão usando.

Considere segmentar palavras-chave que também podem ser lucrativas para o seu negócio via PPC ou SEO.

Pensamentos finais

Imagine que SEO é uma maçã e PPC é uma laranja. Você pode dizer que uma maçã é melhor que uma laranja e vice-versa?

Ambos são frutas. Ambos fornecem vitaminas. E ambos são muito diferentes.

Se você quer uma dieta completa, deve ter os dois.

Afinal, você deve aproveitar e aproveitar todos os canais de marketing que funcionam para o seu negócio.

Fonte: https://ahrefs.com/

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